Festejos de São José na localidade de Aroeira em Bela Cruz acontecem de 15 a 19 de março

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, março 15, 2018 |

Com o tema “São José, exemplo de fidelidade e amor a família”, durante o período de 15 a 19 de março, a localidade de Aroeira, zona rural de Bela Cruz festeja homenagens ao seu padroeiro, São José. Durante os 05 dias de festejos que chegam em 2018 na sua 19ª edição, os fieis de Aroeira e comunidades vizinhas poderão por mais um ano venerar e dar seu testemunho de fé pelo santo, agradecer por saúde, paz e renovar os votos de dias melhores.

Durante os festejos que encerram na manha do dia 19, toda a arrecadação será aplicada na reforma da Capela, especificamente na substituição das portas, por novas mais resistentes. A organização dos festejos convida a todos aqueles fiéis que possam ajudar de bom grado com esta obra.

Histórico do Dia de São José no Ceará
O dia 19 de março é conhecido desde 1621, com o decreto do papa Gregório XV, como dia de São José. O santo é padroeiro do Estado, por isso, na capital, cidades e em muitas localidade do Ceará, é feriado no seu dia. São José é o pai de Jesus Cristo na tradição católica, marido de Maria e carpinteiro de profissão. É considerado o protetor da Igreja Católica e padroeiro dos trabalhadores e das famílias por seu trabalho de artesão e por ser patriarca da Sagrada Família.

Segundo relatos de religiosos, a escolha de São José para padroeiro do Ceará se deu devido à primeira capital do Ceará ser Aquiraz, que tem o mesmo santo como protetor. Segundo conta, uma das primeiras embarcações que chegaram ao Ceará, por meio de Aquiraz, trazia uma imagem de São José do Ribamar. Foi definido, então, o santo como padroeiro da cidade e, posteriormente, do Estado. São José do Ribamar, inclusive, foi o nome da primeira vila oficialmente instalada no Ceará, no arraial do Iguape, onde hoje fica Aquiraz.

Ainda segundo relatos, geralmente, o dia dedicado a um santo tem a ver com a história desse, geralmente a data de sua morte ou martírio. No caso de São José, a exatidão é mais difícil, já que pouco se sabe sobre sua história. “A história de São José pouco aparece na Bíblia. Ele é um santo silencioso e humilde”.

São esclarecidos que, para a Igreja, São José não tem uma relação direta com as chuvas, ainda que exista a tradição de que o santo “traz chuva”, principalmente entre os nordestinos. “São José é mais sobre família, também é protetor das viúvas e das vocações. Mas nada a ver com chuvas”. Explicam que a crença se fortalece apenas porque o dia de São José coincide com o conhecido mês das chuvas no Ceará. 

Dezenove de março é considerado dia santo para toda a Igreja Católica. Em Fortaleza, o feriado é estabelecido pela lei 8.796, de 9 de dezembro de 2003. Também é feriado em Aracati, Aquiraz, Caucaia, Crateús, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Pacajus, Quixadá, Sobral, entre outros. E há lugares em que é feriado pela tradição, embora não haja decreto oficial. A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) informou não ser possível informar a lista de municípios nos quais há feriado. 

Fonte: O Povo Online

Categoria: , , ,