Prepare-se para os gastos do início do ano

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, janeiro 04, 2018 |

Não é novidade para ninguém, ou pelo menos não deveria ser, que o ano novo começa sempre com muitos compromissos financeiros que não podem ser evitados. Pagamentos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), de matrículas e material escolar são algumas das despesas típicas de janeiro. Se não foi possível fazer planejamento nem tudo está perdido. Ainda é tempo para as famílias se prepararem para os gastos do início do ano.

O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), Lauro Chaves, diz que a melhor alternativa é sempre fazer um planejamento anual que reserve esses recursos extras para o mês de janeiro.

“Caso isso não tenha sido feito, existem duas alternativas: para as famílias com reservas financeiras, é preciso comparar o desconto concedido para pagamento à vista com a remuneração de suas aplicações. As que estão sem reservas devem negociar um parcelamento com a menor taxa de juros possível e colocar a prestação no seu orçamento”, orienta.

O economista e diretor-Geral da Valorize Consultoria Empresarial, José Maria Porto, afirma que é aconselhável que as pessoas evitem muitos gastos nesse fim de ano. Mesmo que as compras sejam feitas em parcelas, termina acumulando dívidas para o primeiro trimestre, justamente o período de pagamento das despesas de início de ano. Para quem não tem reserva nenhuma o conselho é: não torre toda a segunda parcela do 13º salário em compras e festas.


Fonte: O Povo Online

Categoria: , ,