Forte redemoinho surpreende moradores em Bela Cruz

Folha Belacruzense Noticias | terça-feira, setembro 12, 2017 |

Na tarde desta terça feira (12), por volta das 13hs, um forte redemoinho surpreendeu varias pessoas pelo menos de alguns bairros da sede do município de Bela Cruz. Quem viu, garante nunca ter visto nada igual, uma vez que o mesmo levantou uma forte cortina de poeira, levando telhas pelos ares, pedaços de madeira, vidraças quebradas, até uma moto chegou a ser derrubada.

O fenômeno atípico tem acontecido com frequência no município, mesmo ainda não tendo sido registrado, mas apesar o susto das pessoas que presenciaram o ocorrido, os redemoinhos em tese não representam maiores riscos e podem ser explicados pela diferença de pressão no ar acima da área queimada e o entorno, de acordo com a meteorologia.


Em uma matéria semelhante, o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTec/Inpe), a existência de queimadas no entorno da cidade pode estar causando os fenômenos.  De acordo com o órgão, o ar acima do solo queimado fica com uma pressão menor que o entorno por causa da queima de oxigênio e liberação de gás carbônico e outros gases, o que pode ter causado a formação, do vórtice ciclônico, conhecido popularmente por redemoinho. O fenômeno parte do solo e não é perigoso, já que os ventos no interior do redemoinho não passam de 50 Km/h, de acordo com o CPTec/Inpe.

Imagem meramente ilustrativa

Categoria: ,