Governo do Ceará reforça a Segurança Pública com mais 329 novas viaturas

Folha Belacruzense Noticias | terça-feira, julho 11, 2017 |

O Governo do Ceará reforçou, nesta segunda-feira (10), Polícia Militar, Polícia Civil e Perícia Forense com 329 novas viaturas. Por meio do investimento de R$ 28 milhões em veículos modernos e equipados, as frotas da Segurança Pública do Estado foram ampliadas em 26,6% - um salto de 1.237 para 1.566 automóveis em operação. A solenidade de entrega das viaturas ocorreu na área externa da Arena Castelão e teve a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela, do secretário da Segurança Pública, André Costa, além de representantes do poder público e da iniciativa privada.

Dos 329 veículos, 270 foram destinados a Polícia Militar (incluindo 22 para a Polícia Rodoviária Estadual, duas bases móveis e seis guinchos), 50 para Polícia Civil (dez descaracterizados para ações de inteligência), e nove para a Pefoce. As viaturas servirão Capital (208 unidades), Região Metropolitana (50) de Fortaleza e Interior (41).

O chefe do Executivo projetou ainda que a meta é entregar cerca de 600 novas viaturas no Estado até o final do ano, entre reposições e ampliação. "Todas essas viaturas estão completamente equipadas. Foi um investimento de quase R$ 30 milhões, não só na aquisição dos veículos, mas também nos equipamentos. Esse é mais um esforço que o Estado faz diante do desafio, que é o maior desafio no País, do combate à violência. Precisamos construir uma política de Segurança Pública" afirma Camilo Santana.

Mais estrutura
Os novos veículos para as Forças de Segurança do Estado são picapes e minivans, dos modelos Duster, Trailblazer, Pajero e Aircross, todas equipadas para atuação imediata nas ruas. No interior de cada unidade da PM, os profissionais da segurança terão acesso a tablets para monitoramento das operações em tempo real, em substituição aos TMDs (Terminais Móveis de Dados), e dotados com sistema de localização GPS (Sistema de Posicionamento Global), para traçar as rotas percorridas das viaturas e realizar o rastreamento das ocorrências via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, afirma que o trabalho dos efetivos estaduais ganhará em qualidade de serviço e estímulo para apresentar melhores resultados através da nova estrutura. "É muito importante dar condições para o policial ir às ruas. Com equipamentos modernos, adequados para o trabalho. As viaturas fazem parte disso. Com esses veículos entregues, vamos reduzir o tempo de atendimento, conseguindo ajudar mais rapidamente os cidadãos que ligam. Só temos a ganhar com isso, somado a aquisições de coletes balísticos e novas armas. Estamos inovando com pistolas importadas, seremos a primeira polícia do Nordeste a conseguir essa compra. Assim caminhamos para melhorar a situação da Segurança Pública no Estado", detalha o titular da SSPDS.

Pactuação
Durante o evento, Camilo Santana lembrou do papel fundamental do Governo do Ceará em traçar parcerias e pactuar, entre poder público e iniciativa privada, planos de ação pela diminuição dos índices de violência no Estado. Presidente da Fiec, Beto Studart compactuou com o discurso do governador e definiu como "memorável" os investimentos recentes voltados a melhorias na Segurança Pública. "O Ceará dá um passo significativo para combater a violência, um problema que nos aflige, através de ações inteligentes", disse o empresário.


Fonte: Site do Governo do Ceará

Categoria: , , ,