Bela Cruz comemora 10 anos de PAIC

Folha Belacruzense Noticias | sábado, julho 01, 2017 |

A Secretaria de Educação de Bela Cruz realizou na última terça -feira (27/06) no auditório da instituição um evento em comemoração ao aniversário de criação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa MAIS PAIC – 10 anos mudando a educação e buscando melhorias para o ensino da rede pública de nosso município.

O momento contou com a participação artística dos alunos regularmente matriculados na Escola João Damasceno Vasconcelos que compõe o grupo BATUKERÊ, que contagiaram e abrilhantaram o evento. A ação teve a palavra acolhedora da Secretária da Educação Cheila Mariano que ressaltou a importância do trabalho com a forte parceria SECRETARIA DA EDUCAÇÃO e ESCOLAS com o intuito de conseguirmos obter sucesso na proficiência de nossos alunos. Em seguida, as escolas representadas por seu atual diretor, receberam das mãos da Secretária da Educação e da Gerente do PAIC, Raquel Adriano, uma placa de reconhecimento pelo apoio dado nesses 10 anos que fazem a história do MAIS PAIC.

O PAIC surgiu através da formação do Comitê Cearense para a Eliminação do Analfabetismo Escolar criado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desenvolvendo pesquisas, relatórios, audiências públicas e outras atividades.

Com os resultados obtidos pelo Comitê a APRECE e a UNDIME/CE, com a parceria técnica e financeira do UNICEF, criaram o Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC, com o objetivo de apoiar os municípios cearenses na melhoria da qualidade do ensino, da leitura e da escrita nas séries iniciais do ensino fundamental, contando com a adesão de 60 municípios.

Em 2007, o Governo do Estado do Ceará, por meio da SEDUC, assumiu a execução do PAIC, tornando o programa uma política pública.

No dia 25 de maio de 2011 o Governo do Estado lançou o PAIC MAIS, visando estender as ações que eram destinadas às turmas de Educação Infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental até o 5º ano nas escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

A iniciativa cearense originou o PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.


Fonte: Site da Prefeitura de Bela Cruz

Categoria: