IBGE inicia coleta de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, junho 29, 2017 |

A coleta de dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi iniciada na segunda-feira (26) tendo como tema Condições de Vida e Hábitos de Consumo das Famílias brasileiras. O levantamento, feito a cada 6 ou 7 anos, demora 12 meses e visitará, nesta edição, mais de 75 mil domicílios de 1.900 municípios com o objetivo de atualizar os itens de consumo das famílias e a estrutura de ponderação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação oficial do país.

O gerente da pesquisa, André Martins, explicou que a investigação reúne informações detalhadas do consumo e utilização dos recursos das famílias. Serão detalhados, como elas alocam esses rendimentos e como executam a sua estrutura de despes. A partir dessas informações vai ser possivel atualizar a estrutura de despesa das famílias, que são importantes para os índices de preços do IBGE, como a inflação oficial.

A amostra de domicílios a ser visitada em todo o país é aleatória, a partir do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos. Em cada casa selecionada, serão aplicados seis questionários sobre as características do domicílio e dos moradores; aquisição coletiva; caderneta para anotação diária de aquisição coletiva; aquisição individual; trabalho e rendimento individual; e avaliação das condições de vida. Serão mil agentes de pesquisa do IBGE visitando os domicílios.


Fonte: Agencia Brasil

Categoria: ,