Encerramento dos Festejos de São João Batista na Lagoa do Mato em Bela Cruz

Folha Belacruzense Noticias | segunda-feira, junho 26, 2017 |

No período de 20 a 24 de junho, a localidade Lagoa do Mato em Bela Cruz festejou homenagens ao seu padroeiro, São João Batista. Durante 05 dias de festejos, os fieis de Lagoa do Mato e comunidades vizinhas puderam por mais um ano venerar e dar seu testemunho de fé pelo santo, agradecer por saúde paz e renovar os votos de dias melhores.

Na missa de encerramento que aconteceu na noite deste sábado, dia 24 de junho, o pároco de Bela Cruz, pe. Emidio Moura celebrou a santa missa encorajando os fiéis da comunidade de Lagoa do Mato a continuarem firmes na fé em Jesus Cristo e a tomarem como exemplo de vida a trajetória perseverante e fiel a Deus de São Joao Batista.

Ainda na noite de encerramento os fiéis da comunidade realizaram uma linda homenagem especial ao sr. Expedito Deroci (in memoriam), morador da comunidade que sempre estava a disposição da comunidade nas atividades da capela.

João Batista, foi um pregador judeu do início do século I, citado pelo historiador Flávio Josefo e os autores dos quatro Evangelhos da Bíblia. Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Batista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e é considerado, principalmente pelos cristãos ortodoxos, como o "precursor" do prometido Messias, Jesus Cristo. A importância do seu nome João advém do seu significado que é "Deus é propício" e apelidaram-no "Baptista" pelo facto de pregar um batismo de penitência. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adaptados pelo cristianismo.


É o único santo cujo nascimento e martírio, em 24 de Junho e em 29 de Agosto respectivamente, são evocados em duas solenidades pelos cristãos.

Categoria: