Estudantes Belacruzenses ganham medalha de Prata em Feira Internacional nos EUA

Folha Belacruzense Noticias | sábado, maio 13, 2017 |

Com a conquista de uma medalha de Prata, os alunos Mateus Vasconcelos Rocha e Luís Vongesse de Sousa Neto da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Júlio França, em Bela Cruz, mantiveram o município de Bela Cruz e do Ceará no pódium nos eventos de iniciação cientifica. Desta vez, o feito foi na representação do Ceará na I-SWEEEP - International Sustainable World (Energy, Engineering, and Environment), realizada no período de 03 a 08 de maio, em Houston, no Texas (EUA). Os estudantes apresentaram o projeto “Tijofibra: Uma alternativa  à construção civil e aos problemas de habitação”.

O Tijofibra utiliza a fibra de coco para produzir tijolos ecossustentáveis a preços competitivos. Com este mesmo projeto, os estudantes obtiveram, no ano passado, o segundo lugar na área de Engenharia e o terceiro em Inovação durante a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), realizada em São Paulo.

Edvalda (coord), Vongesse, profª Luana, Mateus e Fernando (coord)
Além da medalha de Prata, os estudantes também receberam uma complementação da premiação em dinheiro no valor de 400 dólares. Os alunos Mateus e Vongesse da EEP Julio França, foram orientados neste projeto pela professora de matemática Luana Araújo Teixeira Laureano e coorientados pelo professor Fernando Nunes de Vasconcelos. A participação dos jovens no evento foi financiada pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc).

O Evento
Alunos sendo recebidos por colegas e nucleo gestor
A I-SWEEEP,   organizada pela Cosmos Foundation, é uma feira de ciências que recebe estudantes no ensino médio, com projetos voltados a Energia, Engenharia ou Meio Ambiente, denominados em inglês como os 3Es - Energy, Engineering and Environemnt. Durante o evento, os jovens pesquisadores têm a oportunidade de trocar experiências com profissionais da área, como cientistas renomados e professores de grandes universidades do mundo.

Credito das Fotos: Facebook da EEP Julio França

Categoria: