Bela Cruz realiza 'Dia D' de vacinação contra gripe neste sábado, dia 13

Folha Belacruzense Noticias | sexta-feira, maio 12, 2017 |


O município de Bela Cruz estará realizando neste sábado (13/05) o dia D de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde – UBS’s que estarão com as salas de vacinação abertas das 8h às 17h. As doses são gratuitas para os grupos prioritários.
Devem se vacinar contra a gripe os trabalhadores de saúde, professores da rede pública e privada de ensino, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade. A meta é imunizar 90% dessa população. Deverão também se vacinar as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O município de Bela Cruz, espera bater a meta de 90% já neste sábado quando são esperados uma grande quantidade de pessoas aos postos de vacinação. Segundo dados da secretaria de saúde, desde o ínicio da campanha, Bela Cruz já possui 73% do publico alcançado. O objetivo da campanha é reduzir as internações, complicações e mortes em decorrência das infecções pelo vírus da influenza.

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Categoria: