Parceria entre Governo Estadual e Federal garante mais 12 viaturas para o sistema prisional do Ceará

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, abril 13, 2017 |

O governador Camilo Santana participou, nesta terça-feira (11), no Palácio da Abolição, da cerimônia de repasse de 12 furgões que serão utilizados pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) em operações de transporte e transferência de internos, tanto nas unidades da Capital e Região Metropolitana como no Interior. Os veículos foram conquistados em articulação com o Governo Federal, junto ao Ministério da Justiça.

Durante o ato da entrega, Camilo Santana exaltou o trabalho de todos que atuam no Sistema Penitenciário. "O trabalho de vocês, como o nome já diz, é um sistema. Depende da polícia, da justiça. Exige muito hoje pelo volume de presos. Isso exige ter um sistema mais humanizado, que funcione bem. Esse veículos são totalmente equipados, modernos, que vão dar todas as condições de fazer o transporte dos presos. Novos virão, já está certo. É um esforço coletivo para todos os que anseiam por um estado de mais qualidade".

Cada veículo, da fabricante Renault, possui capacidade para oito detentos. Todos eles são equipados com sistema de segurança, com área de xadrez, sirene, giroflex (luzes) e rádio comunicadores. As 12 unidades reforçam a frota existente e aumentam a segurança na condução de presos do sistema penitenciário, como transferências e deslocamentos para audiências.

A articulação, junto ao Ministério da Justiça, que fez a doação por meio do Departamento Penitenciário Nacional, renderá ao Estado outros tipos de veículos, como ônibus, micro-ônibus e com tração 4x4. Além do Ceará, apenas três estados receberam veículos nesta ação: São Paulo, Mato Grosso e Piauí.

A titular da Sejus, Socorro França, destaca o empenho do Governo do Ceará em garantir melhorias no sistema. "Nós temos um governador profundamente humano e comprometido com o bem estar da sociedade. Ele buscou de todas as formas para que o Ministério da Justiça doasse esses veículos para fazer o transporte dos internos. Era uma necessidade nossa, já que temos 130 cadeias públicas e 12 grandes unidades prisionais. E agora ele está conseguindo mais quatro micro-ônibus e quatro carros para transporte. Precisamos fazer esse recambiamento de presos quase todos os dias. E temos tudo para estabilizar o sistema pois vocês estão cumprindo essa difícil missão".

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará
Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem
Fotos: Carlos Gibaja e José Wagner / Governo do Ceará

Categoria: , , ,