Chuvas de março lideram média histórica em Bela Cruz

Folha Belacruzense Noticias | terça-feira, abril 11, 2017 |

As chuvas que já caíram no município de Bela Cruz nos três primeiros meses de 2017 tem deixado moradores, principalmente os agricultores otimistas com o período chuvoso. Somente as chuvas de janeiro a março, já foram suficientes para superar o volume normal esperado para o período monitorados pela FUCEME, órgão do Governo do Estado, responsável pelo monitoramento em todo o Ceará.

O volume de chuva observado no município, só não foi melhor em janeiro quando foi registrado apenas 127mm em 2017 contra 225mm em 2016. No mês seguinte a situação praticamente se inverteu em fevereiro onde foram registrados 86mm em 2016 e 151mm em 2017. Já em março foi um melhor ainda quando foram registrados 163mm em 2016 e 331mm em 2017.

O mês de março normalmente em Bela Cruz e região é de longa data um dos meses mais chuvosos do ano como podemos observar no gráfico os volumes observados no mês de março nos últimos 10 anos.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia de Recursos Hídricos (Funceme) a melhora observada aconteceu devido a atuação da Zona de Convergência Intertropical-ZCIT no primeiro mês da quadra chuvosa, notadamente no centro-norte do Estado. Essa evento colaborou para que a região saísse da zona de seca intensa para seca moderada. A Funceme lembra ainda que março é o mês de média pluviométrica mais elevada no Ceará.

Categoria: , ,