Porta da Misericórdia aberta na Igreja Matriz em Bela Cruz será fechada neste 05 de novembro

Folha Belacruzense Noticias | sábado, novembro 05, 2016 |

Para encerrar o Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, as Portas da Misericórdia abertas em todas as dioceses do mundo serão fechadas. Na diocese de Sobral, onde foram abertas quatro Portas da Misericórdia, está sendo preparada uma programação especial. Em Bela Cruz, na Igreja Matriz de NSra da Conceiçao que foi agraciada com uma das portas na Diocese de Sobral, fará o encerramento neste sábado, dia 05 de novembro, as 19hs com uma Missa de fechamento da Porta da Misericórdia.
Na Missa além dos fieis, comparecerão todos os padres da região episcopal Vale do Acaraú que celebraram durante todo o ano o Jubileu da Misericordia.
O Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, cujo lema é Misericordes Sicut Pater (Misericordiosos como o Pai) teve início no dia 8 de dezembro de 2015. Nessa data foi aberta a Porta Santa, localizada na Basílica de São Pedro, em Roma, e nos dias seguintes todas as Arqui(dioceses) do mundo começaram a abrir as portas, estas chamadas de Portas da Misericórdia.
Ano Santo
A Igreja deu início à tradição do Ano Santo no ano de 1300, durante o pontificado do Papa Bonifácio VIII, que previu a realização de um jubileu por século. Contudo, para permitir que cada geração vivesse, ao menos, um Ano Santo, em 1475 foi instituído um jubileu ordinário a cada 25 anos. Já um jubileu extraordinário – como o que está sendo vivido desde o dia 8 de dezembro de 2015 e que será encerrado no Vaticano em 20 de novembro de 2016 – é proclamado por ocasião de um acontecimento particular.

Até hoje, 26 Anos Santos Ordinários já foram proclamados, sendo que o último aconteceu no ano 2000. Já os extraordinários aconteceram no último século, e foram dois: em 1933 (proclamado pelo Papa Pio XI, por ocasião do 19º centenário da Redenção) e em 1983 (pelo Papa João Paulo II, pelos 1950 anos de Redenção).

Categoria: ,