Novembro Azul alerta para prevenção e cuidados da saúde do homem

Folha Belacruzense Noticias | sexta-feira, novembro 04, 2016 |

Depois do Outubro Rosa, é hora de alertar para os cuidados com a saúde do homem, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de próstata, e essa é a proposta o movimento Novembro Azul, criado em 2008 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida.
Contudo, o alerta deve estender-se a outra doenças do universo masculino, como apontou o Ministério da Saúde, após implementar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), destinada a homens de 20 a 59 anos, que indicou outras necessidades e peculiaridades relacionadas à saúde, algumas resultando em índices de morbimortalidade até mesmo maiores que os índices do câncer de próstata, foco até então da campanha.
O médico urologista e gerente da Divisão de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Mauro Trindade, explica que “a Coordenação Nacional de Saúde do Homem anunciou que este ano a proposta do Novembro Azul é estimular o autoexame nos homens. O slogan da campanha é: ‘Autoexame é coisa de homem!’, estimulando o autocuidado na população masculina, e o diagnóstico de outras duas patologias que geram consequências graves: o câncer de testículo e o câncer de pênis”, disse.
Além dessas patologias, outras doenças que podem atingir os órgãos genitais masculinos podem ser observados com o autoexame, dentre elas estão as lesões de infecção por sífilis e HPV, por exemplo.
Trindade ressalta que as ações de saúde do Novembro Azul devem ser executadas pelas secretarias de Saúde dos municípios.
O médico frisou que, caso um homem, ao realizar o autoexame, constate qualquer anormalidade em seu órgão genital, deve procurar um médico com urgência.


Fonte: Agência CNM, com informações do Governo do Acre

Categoria: ,