Nelson Martins, Vanderley Guimarães e Jonas Muniz são agraciados com titulo de cidadão belacruzense

Folha Belacruzense Noticias | terça-feira, julho 05, 2016 |

No dia 1º de julho, o município de Bela Cruz por meio da Câmara de Vereadores homenageou com a entrega do Título de Cidadania Belacruzense a mais três novos agraciados. Na oportunidade através do PL de autoria do poder executivo concedendo o título de Cidadania Belacruzense ao sr. Nelson Martins, sr. Vanderley Guimarães e ao sr. Jonas Muniz. Na cerimonia, o prefeito de Bela Cruz, Carlos Antonio, falou da satisfação da entrega do titulo as esses três grandes amigos do povo belacruzense, que ao longo dos últimos anos tem contribuído com o município de Bela Cruz, seja na consceção de emprego para a populaçao ou na melhoria das condições de infraestrutura hídrica, objetivando amenizar os efeitos da seca. Na oportunidade, o deputado estadual Duquinha, também falou enfatizando a competência dos agraciados, Nelson Martins (na Política), Vanderley Guimaraes (Técnico) e Jonas Muniz (Empresário). Em agradecimento ao reconhecimento, os homenageados um a um agradeceram a todos os belacruzenses pelo titulo que lhe era conferido.

Alem dos homenageados, prestigiaram a homenagem, o prefeito de Bela Cruz, Carlos Antonio, o vice, Juliano Oliveira, o presidente da Camara de Vereadores, Alexandre de Paulo, a 1ª dama, Sheila Carvalho, os secretarios municipais, vereadores, lideranças politicas, o dep. estadual, Duquinha, familiares e amigos dos homenageados. Ao final da cerimonia, ainda marcou presença o dep. estadual Roberio Monteiro.

Conheça um pouco do Homenageados

O Senhor Dr. José Wanderley Augusto Guimarães (61 anos), natural de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará, é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Faculdade Dr. Leão Sampaio. É Especialista em Assistência Técnica e Extensão Rural pela EMATERCE, Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Especialista em Gestão de Recursos Hídricos e Infraestrutura Hidráulica pela Universidade Federal do Ceará, Especialista em Aperfeiçoamento em Cultivo Protegido pela Escuela Tecnológica de Investigación y Formación Agrícola em Vícar, Almeria, Espanha, Mestre em Irrigação e Drenagem pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Ceará. Dr. Wanderley Guimarães já foi Extensionista Local, Coordenador Regional de projetos e Responsável Técnico por Unidade Regional de Sanidade Vegetal da EMATERCE, Consultor Técnico da R&M Planejamento e Consultoria Agrícola LTDA, Consultor Técnico e Coordenador da Equipe de Campo de avaliação do programa de apoio creditício à reorientação de pequena e média unidade produtiva rural do semiárido nordestino (PRODESA), nos Estados Nordestinos. Foi também Gerente Operacional do Programa Águas do Vale na Bacia Hidrográfica do Rio Jaguaribe, Professor dos cursos de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, Faculdade Dr. Leão Sampaio e Faculdade Ateneu de Fortaleza, Gerente do Programa Caminhos de Israel e projetos Irrigados da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará/ SEAGRI, Consultor Técnico Internacional do Ministério de Desenvolvimento Agrícola do Panamá (MIDA), Orientador de Cédula de Áreas Irrigadas, Perímetros Públicos e Vazantes com ações de inovações tecnológicas na agricultura irrigada de base familiar da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará/SDA e Coordenador de Programas e Projetos Especiais da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará com ações nas áreas de inovações tecnológicas, Programas de Cisternas no Estado do Ceará e Sistemas de Abastecimento de água em comunidades rurais (Programa Água para Todos). Atualmente, Dr. Wanderley Guimarães é Superintendente Adjunto da Superintendência de Obras Hidráulicas – SOHIDRA,
O Sr. José Nelson Martins de Sousa (57 anos), natural de Hidrolândia, Estado do Ceará, é Engenheiro Agrônomo e bancário. Nelson Martins iniciou sua atuação política em associações de bairro e culturais. Foi vereador de Fortaleza e eleito Deputado Estadual por três vezes. Como deputado, foi líder no governo na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE); vice-presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e membro titular das Comissões de Orçamento, Finanças e Tributação, de Fiscalização e Controle e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Foi secretário do Desenvolvimento Agrário durante o governo Cid Gomes, em 2011, onde permaneceu até ser nomeado secretário de Estado chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), pelo atual governador Camilo Santana. Hoje, Nelson Martins é Secretário de Relações Institucionais do Estado do Ceará e os  serviços por ele prestados facilitam a efetivação das políticas públicas do Governo do Estado no Município de Bela Cruz, sobretudo, na área da agricultura e do apoio ao pequeno e médio produtor.
O Sr. João Muniz Sobrinho, agropecuarista e próspero empresário, mais conhecido por Jonas Muniz, nasceu na localidade de Jurema na ribeira do Rio Acaraú, no dia 24 de abril de 1944. É o caçula de seis filhos do casal Constância de Sousa Muniz (Cota) e Aderbal Muniz do Nascimento e teve uma infância simples, porém muito feliz. Casado há 44 anos com Maria Inês de Farias, tem uma família com cinco filhos (Cristiane, Glaydston, Leyriane, Glayciane e Jonas Filho) e sete netos, aos quais sempre se refere como sendo “seu maior patrimônio”. Desde muito cedo, Jonas Muniz já se destacava por ser uma criança inteligente e perspicaz. Muito jovem, já despertou para o comércio quando na época dos festejos de São Francisco, na então Vila de Cruz, vendia refresco com bolo e laranjas do quintal de sua casa e guardava o dinheiro para comprar uma garrota em sociedade com seu genitor. Evidentemente, esse fato já era a primeira visão de empreendedorismo que despontava.
Apesar de não ter tido muitas oportunidades de frequentar os bancos acadêmicos, esse detalhe não foi empecilho para tornar-se um empresário de sucesso. Por ter essa visão extraordinária de empreendedorismo, tornou-se um investidor diversificado, atuando em vários ramos de negócios gerando empregos e movimentando a economia dos municípios de Cruz, Acaraú, Bela Cruz, além de municípios de outros estados brasileiros nos quais tem empresas que atuam nos ramos da agropecuária, da cerâmica, da carcinicultura, entre outros. Jonas Muniz chama a atenção por seu espírito inovador que acompanha o tempo em suas rápidas mudanças e seu otimismo realista, mesclado de sabedoria e firmeza. Sua biografia é vasta e rica em detalhes interessantes seja na vida publica ou privada. Onde se sobressai por sua visão de futuro.
Suas grandes ações deixam marcas positivas na prestação de seus serviços nos mais diversos segmentos de nossa sociedade em ações individuais ou coletivas que certamente serão exemplos para outras gerações.
Como gestor público foi o primeiro prefeito do Município de Cruz de 1986-1988 e depois governou por mais três gestões nos períodos 1993-1996, 2005-2008, sendo reeleito para o quadriênio 2009-2012.  Recebeu o título de Cidadão Benemérito de Cruz em 2004 por sua relevante contribuição no desenvolvimento do Município, em especial, a luta pela emancipação política.
Sua contribuição para com o Município de Bela Cruz vem desde o ano de quando adquiriu em sociedade com seu pai Aderbal. Atua na agricultura belacruzenses desde 1961 com a aquisição da Fazenda São Fernando (cajueirinho) produzindo castanha de caju. No total são 06 Fazendas em Bela Cruz: Fazenda São Fernando(1961), Fazenda Baixa das Abelhas (1970), Fazenda São José, Fazenda Santa Nazaré (2005), Fazenda Ubiratanha (1970) e Fazenda Baixa dos Vieiras.
A produção é diversificada e engloba produção de caju, castanha de caju e cera de carnaúba com produção anual média de 4.000.000kg de quilos de castanhas. Gera 80 empregos diretos e em época de colheita de castanha e pó de carnaúba gera renda temporária para aproximadamente 300 pessoas.
Em Bela Cruz atua também na área ceramista com a empresa  Forte Telha desde 2012 com produção de telhas e tijolos empregando 70 funcionários fixos. Essas iniciativas ajudaram e  revitalizaram indiretamente a economia local.
Jonas Muniz teve influência direta Junto ao Governo do Estado na Gestão de Ciro Gomes (gestão 1991-1994) na pavimentação asfáltica da estrada que liga os municípios de Cruz e Bela Cruz. Nos primórdios, essa estrada foi desbravada e efetivamente tornou-se funcional graças ao trabalho braçal do homenageado com o apoio do belacruzense Raimundo Jovino (in memorian). As benfeitorias futuras do trecho melhoraram consideravelmente a integração econômica e social entre estes dois municípios.

Fonte: Trechos da mensagem enviada à Câmara de Vereadores de Bela Cruz


Categoria: ,