Anatel lança ferramenta para consulta de sinal de celular

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, julho 07, 2016 |

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou, nesta sexta-feira (1°), mais uma ferramenta do Sistema Mosaico: a consulta de intensidade de sinal de celular. Por meio de um mapa interativo, o sistema apresenta a intensidade dos sinais 2G, 3G e 4G de cada operadora em um ponto de interesse escolhido pelo usuário.
O cálculo é realizado com base nas informações técnicas das estações do Serviço Móvel Pessoal (SMP) cadastradas no banco de dados da Anatel pelas operadoras.
Projeção
A nova funcionalidade possibilitará aos usuários verificar qual a cobertura esperada em um determinado ponto. O resultado apresentado é uma estimativa, por isso, a experiência do usuário pode divergir devido a influências de parâmetros que afetam a recepção do sinal, como: mobilidade, proximidade de construções metálicas, ambiente interno de edificações, condições climáticas e posição da antena do terminal móvel.
 A verificação da intensidade de sinal celular em qualquer ponto de interesse do território nacional pode ser conferida na página do Sistema Mosaico.
O sistema começou a ser utilizado pela Anatel no ano passado e integrou em uma única plataforma on-line as informações de usuários e empresas de emissoras de rádio e TV.


Fonte: Portal Brasil, com informações da Anatel


Categoria: ,