Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais já pode ser adquirido

Folha Belacruzense Noticias | quarta-feira, abril 20, 2016 |

“Cada banda de música possui seu acervo instrumental. Manter em suas estruturas músicos que tenham condições técnicas para executarem reparos e manutenção rotineiros é a garantia de que os instrumentos serão mantidos úteis e funcionais por muito mais tempo”. A afirmação é da coordenadora de Bandas de Música da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Rosana Lemos. Ela se refere à terceira edição ampliada do Manual de Reparo e Manutenção de Instrumentos Musicais de Sopro. 
A publicação traz orientações para reparos desses instrumentos, e pode ser solicitada pelas corporações musicais e demais interessados em adquirir conhecimento técnico sobre conserto e manutenção dos equipamentos. O material foi viabilizado pela Funarte, por meio do Centro da Música/Coordenação de Bandas de Música, com objetivo de difundir conhecimentos relevantes sobre a atividade. 
De autoria do professor José Vieira Filho, a obra integra o Projeto Bandas de Música da Funarte, que tem colaborado com a identificação das reais necessidades das tradicionais bandas. Assim, Rosana indica que a obra fornecerá aos instrumentistas dos conjuntos interessados a devida base de informações para lidar com os instrumentos. Inclusive nos processos e cuidados de manuseio e na aplicação de procedimentos corretivos. 
Segundo a Coordenação de Bandas de Música, a nova edição deve atender o grande número de bandas em atividade no Brasil, cerca de 2.500 corporações musicais. A obra é única em seu gênero no País. Já, para a área técnica de Cultura da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o manual é de grande valia para os Municípios que possuem bandas de música. Também pode servir de incentivo para elaboração de políticas públicas voltadas à formação musical. 
Saiba mais sobre o Projeto Bandas de Música aqui, e solicite o manual pelo email coordenacaobandas@funarte.gov.br.


Fonte: Site da CNM

Categoria: , ,