Dia Nacional de Conservação do Solo é lembrado nesta sexta-feira, 15 de abril

Folha Belacruzense Noticias | terça-feira, abril 19, 2016 |

Superfície sólida da crosta terrestre, chão e terra são palavras usadas para definir o solo, que é inerente a produção e vida terrestre. Para lembrar de sua importância e da necessidade de preservação, o Dia Nacional de Conservação do Solo é comemorado nesta sexta-feira, 15 de abril. A data instituída pela Lei 7.876/1989 visa a motivar os debates em torno desse corpo de composição mineral e material. Também objetiva conscientizar os produtores e a população para o uso e o manejo de forma sustentável. 
O governo federal reconhece que o solo é fundamental para a manutenção da população humana na terra, por ser a principal matriz de produção de alimentos e fibras. Especialistas lembram que é o componente fundamental do ecossistema terrestre e funciona como grande reservatório de água. Uma vez que o processo de evaporação da água, seja diretamente ou via transpiração das plantas proporciona a produção de alimentos e clima favorável à manutenção de nichos ecológicos, que abrigam diversas espécies de plantas e animais. 
Dentre exemplos das consequências negativas para o Meio Ambiente, causadas pela degeneração do solo, estão: diminuição da matriz de produção, a redução da qualidade e da quantidade hídrica nos reservatórios e cursos d’água, o aumento da variabilidade climática nas áreas de cultivo, a destruição de nichos ecológicos terrestres e aquáticos e da biodiversidade. 
Diante disso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) aconselha que preservação da crosta terrestre seja tratada em políticas públicas locais, sempre que possível. Além disso, aconselha a promoção de ações de conscientização de acordo com a realidade local e chama a atenção para os efeitos da degradação do solo. Por fim, reforça a adoção de planejamento de uso e manejo sustentáveis desse recurso natural, que consiste na aplicação de técnicas de produção.


Fonte: Agência CNM, com informação Mapa

Categoria: ,