Lançada consulta pública sobre incorporação de câncer de próstata no SUS

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, novembro 05, 2015 |

Uma consulta pública para manifestação da sociedade sobre a inserção de Adenocarcinoma de Próstata no Sistema Único de Saúde (SUS) foi lançada nesta terça-feira, 3 de novembro. A medida foi sugerida pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, e a população tem 20 dias para registrar contribuições. 
Conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), as contribuições sobre o tema devem ser devidamente fundamentadas e enviadas pela internet. Cada contribuição será avaliada pela Secretaria Executiva da Conitec. 
Adenocarcinoma é a expressão usada para tumor maligno, derivado de células glandulares epiteliais secretoras. De acordo com esclarecimentos de especialistas, os tumores da próstata apresentam diferentes graus de agressividade e a classificação histológica universalmente é a de Gleason – pelo fato de ter sido elaborada pela Americano Donald Gleason. 
Medicamento
Ainda no DOU desta terça, foi publicada a Portaria 63/2015 que torna pública a decisão de incorporar o medicamento dolutegravir sódico para tratamento da infecção pelo HIV no âmbito do SUS. Agora, a droga consta na relação do Sistema, conforme Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde. 

Veja a consulta e a portaria aqui  


Fonte: Portal CNM

Categoria: