Com novas regras, bancos são incentivados pelo governo a financiar até 80% do valor de imóveis

Folha Belacruzense Noticias | quarta-feira, novembro 04, 2015 |

O Conselho Monetário Nacional mudou as regras de regulação que reduz o risco de operações de crédito do sistema financeiro. Isso representa um incentivo para o financiamento de mais de 80% do valor do imóvel. A partir de agora, o Banco Central (BC) diminuiu a parcela que os bancos são obrigados a deixar parada no caixa para cumprir os requerimentos mínimos de capital nos financiamentos de maior valor.
Nas antigas regras, bancos que financiassem pelo menos 80% do valor do imóvel, nas operações enquadradas como de varejo, eram obrigados a deixar 75% do empréstimo parado no caixa como requerimento de capital. Até o pagamento total do empréstimo, o banco não podia mexer nesse dinheiro.
Pelas novas regras, quando o cliente começar a pagar as parcelas e estiver devendo 80% do imóvel, o banco deixa apenas 35% do total do empréstimo imobilizado. Ele terá mais dinheiro para conceder novos financiamentos.
Exceção
As novas regras, no entanto, não resultam em alteração para a Caixa Econômica, que concentra 70% do crédito imobiliário brasileiro. Pelo contrário, em abril o banco reduziu de 80% para 50%, o teto de financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação. A Caixa era a única a financiar mais de 80% do valor do imóvel.



Fonte: Portal CNM Via EBC

Categoria: , ,