Secretaria de Cultura realiza Projeto Semana da Criança 2015 em Bela Cruz

Folha Belacruzense Noticias | segunda-feira, outubro 19, 2015 |

No período de 05 a 09 do mês de outubro, o município de Bela Cruz esteve mobilizado para realização de diversas atividades em comemoração ao mês da criança. A prefeitura de Bela Cruz, através da Secretaria de Cultura juntamente com a Biblioteca Pública Profº Nicácio, além de outros parceiros elaboraram uma grande e diversificada programação para toda a criançada no municipio. Os eventos aconteceram em diversos locais, Biblioteca Pública, Instituto Imaculada Conceição, Escolas municipais José Lopes da Silveira (Lagoa Seca) e Francisco Adeodato de Morais, e nas Creches Sorriso de Criança (Lagoa Seca), Santa Luiza de Marilac e Criança Feliz. As comemorações sem dúvida, ficarão na mente de centenas de crianças que em alguns casos acompanhadas dos pais, participaram de muitas brincadeiras e se divertiram com musicais realizados pela Turma da Mônica, além de contação de historias com o objetivo de despertar em nossas crianças o gosto pela leitura.
Para o Sec. de Cultura de Bela Cruz, Carlos Leandro, além de uma festa histórica, essa homenagem é a comprovação do cuidado que a gestão tem com as crianças do município. "Temos que cuidar e cuidar bem de nossas crianças, pois, elas são a garantia das futuras gerações. Ficamos muito felizes em promover e contribuir no desenvolvimento dessas crianças. Carlos Leandro ainda fez questão de agradecer o prefeito Carlos Antonio pelo apoio concedido ao projeto e parabenizou a todos da equipe que estiveram envolvidos na execução do projeto fundamentais para o êxito desse evento".

Saiba mais sobre o Dia das Crianças
O dia das crianças é reconhecido em várias nações ao redor do mundo para homenagear as crianças, cuja data efetiva de comemoração varia de país para país. Foi proclamado pela primeira vez durante a Conferência Mundial para o Bem-estar da Criança em Genebra em 1925, sendo celebrado desde então o Dia Internacional da Criança a 1 de junho, adotado em países como Angola, Portugal e Moçambique. No Brasil, o dia das crianças é solenizado em 12 de outubro.
A ONU reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959 e a Convenção dos Direitos da Criança em 1989.
No Brasil
No ano de 1924, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a ideia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes. Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos e doces no Brasil.

Categoria: ,