Refazer provas anteriores do Enem ajuda candidatos

Folha Belacruzense Noticias | quarta-feira, outubro 07, 2015 |

Para atingir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio, além de conhecer os conteúdos apresentados em sala de aula, é recomendado que os estudantes tenham contato, previamente, com o modelo de prova aplicado no certame.
Uma boa sugestão é estudar as provas das edições anteriores. “Nessa reta final de preparação, é importante que o estudante refaça as provas aplicadas de 2009 para cá, que usam a teoria de resposta ao item, para gerar a confiança de que ele sabe com o que vai lidar”, recomenda o professor de matemática Frederico Torres.
O modelo de resposta ao item permite que as questões de diferentes edições do exame sejam posicionadas em uma mesma escala e também estimem as dificuldades dos itens e a proficiência dos participantes.
O professor de matemática orienta que, no dia da prova, os estudantes comecem pelas questões das disciplinas com as quais têm mais familiaridade – ganhando, dessa forma, confiança para enfrentar o restante do exame.
Saber administrar o tempo ao longo da realização da prova também é motivo de preocupação. “É preciso criar uma estratégia de uso do tempo para que não seja mais um complicador”, afirma a professora de redação Sharlenne Leite.
Provas
O Enem 2015 será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. Em 24 de outubro, sábado, será aplicada a prova com os conteúdos de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

O tempo para fazer a prova é de 4 horas e 30 minutos, a partir da autorização do aplicador. No dia seguinte, 25 de outubro, domingo, a prova apresentará questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias e ainda a redação. Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para entregar o exame.
Dias e horários
Em 2015, o cartão de confirmação do Enem será emitido pela internet e não mais enviado pelos Correios, como nas edições anteriores. Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em 24 e 25 de outubro. Os candidatos terão acesso aos locais das provas entre 12h e 13h e poderão começar a responder as questões a partir das 13h30. Deverá ser levado em consideração o horário de Brasília, sendo assim, os estudantes deverão verificar as diferenças resultantes do horário de verão que, nas datas, estará em vigor em parte do país.

Vagas
Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.


Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação

Categoria: