Professores acreditam que Enem terá tema atual na prova de redação

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, outubro 22, 2015 |

Mobilidade urbana, questão hídrica, relações sociais na era digital, homofobia e bullying escolar. Estas são algumas das apostas de professores de cursinhos da capital sobre o tema da redação do Enem deste ano. A prova será aplicada no domingo (25). “É sempre um tema que já fez parte do dia a dia do brasileiro, que foi discutido por todo mundo”, afirmou a coordenadora de português do colégio Etapa, em São Paulo, Simone Motta. Para ela, algo relacionado a liberdade de expressão, por conta dos atentados ao jornal francês Charlie Hebdo, em janeiro deste ano, pode entrar devido à relevância que o assunto gerou na mídia.

Mobilidade urbana, diferentes tipos de intolerância e preconceito e questões do meio ambiente também costumam ser recorrentes. O diretor pedagógico do cursinho da Poli, Lilio Taoliello, lembra que como a prova é elaborada no primeiro semestre, assuntos que estão sendo muito comentados no momento, como a questão dos refugiados, não devem entrar. Ele acredita que os temas ligados ao universo digital apresentam possibilidade de cair na redação.


Para o supervisor de português e redação do Anglo Vestibulares, Henrique Braga, o aluno deve se preparar para ler os textos de base apresentados na prova e identificar qual é o problema a ser combatido. A partir daí, como a redação do Enem pede que o aluno escreva uma proposta de intervenção, o aluno deve apresentar uma medida prática.



Fonte: Site do Jornal O Povo Online

Categoria: