Paróquia de Bela Cruz convida fiéis para a Missa de Finados

Folha Belacruzense Noticias | sexta-feira, outubro 30, 2015 |

Como de costume, a Paróquia de Nsra. da Conceição por ocasião do feriado de 2 de novembro, dia de finados estará realizando a Santa Missa em dois horários, sendo o 1º às 06hs da manhã em frente ao Cemitério Público Nsra. de Fátima e o 2º na Igreja Matriz às 17hs.
Na Santa Missa de Finados pela manhã, são esperados cerca de 5 mil pessoas onde na oportunidade se iniciam o mês de homenagens aos finados, é comum  nesse período familiares reformarem os jazigos, depositarem flores onde estão sepultados parentes e amigos.
Segundo informações da Prefeitura de Bela Cruz, por meio da Secretaria de Infraestrutura durante o mês de outubro foram intensificados os serviços de limpeza, realizados os reparos na iluminação e pintura, o que garantirá aos fiéis segurança na visitação que permanecerá com os portões abertos durante todo o mês de novembro.

Dia de Finados
O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México), é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro.

Desde o século II, alguns cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de ClunySanto Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos. A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12;  1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apóia em uma prática de quase dois mil anos.

Categoria: ,