CEREST/Sobral realiza oficina para funcionários da saúde em Bela Cruz

Folha Belacruzense Noticias | segunda-feira, outubro 26, 2015 |

A Prefeitura de Bela Cruz, através da Secretaria de Saúde em parceria com o CEREST – Centro de Referência da Saúde do Trabalhador - Regional de Sobral, promoveu nesta sexta feira, dia 23 de outubro, no auditório do Centro de Convenções Manoel Severiano Ramos, uma Oficina para os Agentes de Saúde, Coordenação, Epidemiologia, Atenção Básica e Vigilância Sanitária, de Mapeamento das Atividades Produtivas, com a finalidade de construir o perfil epidemiológico dos trabalhadores, conhecendo suas condições de adoecimento além de fortalecer as Políticas de Saúde do Trabalhador no Município. Segundo o sec. de Saúde de Bela Cruz, Dennis Gomes, o CEREST/CE é referência no diagnóstico de doenças relacionadas ao trabalho, possuindo equipe multiprofissional para orientação aos trabalhadores. Além disso, promove capacitação da Rede SUS, desenvolve projetos e pesquisas, organiza informações e subsidia ações de vigilância, com a finalidade de estruturar a rede de atenção à saúde do trabalhador no estado e sua presença amplia consideravelmente a possibilidade de melhorarmos nossas condições de trabalho visando melhor orientar nossos trabalhadores.

O que é o CEREST
O Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/CE) é uma unidade de saúde da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, e faz parte de Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), do Ministério da Saúde. A Unidade foi habilitada pela Portaria SAS/MS nº 109, de 9 de maio de 2003, e sua estrutura organizacional estabelecida pelo Decreto nº 28.659, de 28 de fevereiro de 2007. Iniciou seu funcionamento em 2005, vinculado ao Hospital Geral César Cals, estabelecendo-se em suas dependências, enquanto aguardava-se que a reforma do prédio histórico, do médico e industrial Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, fosse concluída para lá iniciar suas atividades. A inauguração da sede do CEREST Estadual ocorreu em agosto de 2005. Lúcia de Fátima Sales Costa, farmacêutica, foi a primeira coordenadora do órgão, no período de agosto de 2005 a março de 2007, sendo responsável pela implantação do serviço de assistência aos trabalhadores.

MISSÃO:
Prestar suporte técnico-científico para o pleno funcionamento da rede estadual de atenção à saúde do trabalhador no SUS e, assim, contribuir para a promoção, proteção e recuperação da saúde dos trabalhadores.
VISÃO:
Ser centro de excelência e referência técnica-científica em Saúde do Trabalhador no estado.


CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR CEREST REGIONAL DE SOBRAL
ÁREA DE ABRANGÊNCIA: 47 MUNICÍPIOS
CADASTRO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE – CNES: 3264629

ENDEREÇO: Rua Anaide Andrade, S/N – CENTRO
TELEFONE: (88) 3611-2614 | Verena: (88) 9729-2542 | Vigep: (88) 9271-7302
FAX: (88) 3611-4129

Categoria: