Ceará é destaque no Nordeste na Avaliação Nacional de Alfabetização
Com discurso de reconhecimento às deficiências
apresentadas por estudantes da rede pública, o Ministério da Educação (MEC)
divulgou, ontem, os resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA)
2014. O Ceará se destacou na maioria dos índices, com percentuais superiores
aos de outros estados do Norte e do Nordeste.
Na metodologia da ANA são consideradas as
competências de Leitura, Matemática e Escrita - divididas em níveis. Crianças
com nível 1 em Leitura estão em situação crítica, níveis 2 e 3 são adequados e
nível 4 é desejado. Na Escrita, níveis 1, 2 e 3 são preocupantes; 4 e 5 são
aceitáveis. Na Matemática são preocupantes os níveis 1 e 2; sendo aceitáveis os
níveis 3 e 4.
Renato Janine Ribeiro, titular do MEC, explica que
o desejável é ter todos os alunos de 3º ano do Ensino Fundamental nos níveis
mais altos. Os dados, entretanto, são um diagnóstico preocupante. Gestores de
Educação vão receber os resultados de suas redes. Com base nos números,
explicou o ministro, será possível traçar estratégias para cada grupo de
alunos. “A preocupação maior é com quem está no primeiro nível”, frisou.
Em Leitura, o Ceará teve 15,8% dos estudantes no
nível 4. Enquanto o Nordeste inteiro teve 5,52% e o Brasil, 11,20%. O
desempenho do Estado foi atribuído pelos gestores ao antigo Programa
Alfabetização na Idade Certa (Paic), que serviu de modelo para o atual Programa
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). “O Ceará é o único (estado)
nordestino que está melhor do que o Brasil (em Leitura)”, disse o ministro.
Um melhor desempenho em Leitura garante níveis
melhores em Matemática, pois o aluno só consegue resolver os problemas se
conseguir interpretar corretamente - pontuou Francisco Teixeira, presidente do
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Por isso, a tendência é que os estados apresentem níveis positivos ou negativos
em todas as competências.
Avaliação cancelada
Os resultados apresentados ontem são referentes ao
ano passado. Em 2015 não haverá a avaliação. O cancelamento, ponderou o
ministro, não afetará as políticas para alfabetização. “Quando fizermos a
avaliação de 2016, teremos condições de extrair novas lições ao divulgá-la, em
2017. Na Educação, mudanças de um ano para outro são, com frequência, pouco
significativas. Teremos condições de identificar se há tendência sólida”,
afirmou. A ANA foi feita pela primeira vez em 2013.
Saiba mais
Leitura
Menor nível (1): Ler palavras com
estrutura silábica canônica.
Maior nível (4):
Infere
sentido em fragmentos de textos.
Escrita
Menor nível (1): não escreve ou
estabelece correspondências.
Maior nível (5): Segmentam e escrevem corretamente.
Matemática
Menor nível (1): associa figuras e
identifica frequências.
Maior nível (4): resolve problemas, lê medias em
instrumentos e identifica uma categoria associada a uma frequência em gráfico
de barra.
Fonte: Site do Jornal O Povo Online
Categoria: Educação