Nova Lei do Piso dos Professores é sancionada pelo governador Camilo Santana

Folha Belacruzense Noticias | segunda-feira, julho 13, 2015 |

"Não há uma área mais essencial para o futuro, para as oportunidades, para mudarmos a vida do cearense, do que a educação. Nós sabemos que ainda temos muito a avançar, ainda temos um longo caminho para garantir a melhor educação que o nosso povo trabalhador merece. Mas a nova Lei do Piso dos Professores é um ótimo começo!", celebrou o governador Camilo Santana ao sancionar a medida no auditório do Palácio da Abolição na manhã desta sexta-feira (10). Ela iguala o salário base dos docentes da rede pública do Ceará ao piso nacional da categoria. Cerca de 48.842 profissionais são beneficiados com o reajuste total de 13,01%, com correção será retroativa ao mês de janeiro de 2015. A nova lei entra em vigor a partir de hoje.

Professores, representantes de associações e sindicatos da categoria lotaram o espaço para presenciar o momento histórico, resultado de uma luta antiga. "Enquanto no Brasil nós vemos um movimento de recuo ou de congelamento, aqui no Ceará o Governo só avança ao reconhecer a importância da valorização da categoria, garantindo o piso dos professores", destacou Anízio Melo, presidente do Sindicato Apeoc. Em 2015, o Governo do Estado também concedeu auxílio alimentação para todos os docentes da rede estadual, nomeou mais 212 novos professores e prorrogou o concurso público da categoria. "Esse momento representa o esforço de um Governo para tornar essa conquista uma realidade. Durante as negociações, foi estabelecido um nível crescente de confiança entre a categoria e as secretarias da Educação, da Fazenda, do Planejamento, a Procuradoria Geral do Estado, gerando enfim um processo vitorioso", comemorou a vice-governadora do Estado Izolda Cela.

O líder do Governo Federal na Câmara, deputado José Guimarães, também festejou o avanço no Ceará. "Não tem um estado na federação que tenha enfrentado com tanta altivez e diálogo a questão da educação como o nosso! Isso é algo para se comemorar e para servir de exemplo!".  A repercussão vale para a tabela de professores de nível médio e superior ativos, inativos, pensionistas e temporários. Assim, o vencimento inicial de um docente que começa a trabalhar na rede pública cearense fica em R$ 2.840,16, que é a soma do piso salarial mais duas gratificações fixas.

Fonte: Site do Governo do Estado do Ceará

Marcos Studart / Fotógrafo / Governo do Estado

Thiago Sampaio

Repórter/Célula de Reportagem


Sabrina Lima

Gestora de Célula/Secretarias



Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil 

Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898

Categoria: