Brasil universaliza entrega de máquinas a municípios com até 50 mil habitantes

Folha Belacruzense Noticias | quinta-feira, fevereiro 26, 2015 |

Caminhão Pipa
O maior programa de aquisição de máquinas do mundo foi executado no Brasil nos últimos três anos. O PAC 2 Equipamentos, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), universalizou o acesso a diversos equipamentos em municípios com menos de 50 mil habitantes. A ação, que teve investimento de cerca de R$ 5 bilhões beneficiou 5.071 municípios, que representam 91% das prefeituras do País.

Máquinas
No municipio de Bela Cruz, a chegada de 05 equipamentos, sendo 01 Motoniveladora, 01 Retroescavadeira, 01 Enchedeira, 01 Caminhão Caçamba e 01 Caminhão Pipa, foram muito comemmorados pela população. Foram doados mais de 18 mil equipamentos, sendo 15.191 são retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões-caçamba usados para abrir estradas que garantem a mobilidade, o escoamento da produção e o acesso a serviços como de ambulância e transporte escolar para quem vive no meio rural brasileiro.
Outros 1.440 caminhões-pipa e 1.440 pás-carregadeiras foram entregues a municípios nordestinos em situação de emergência por causa da estiagem e os localizados na região do Semiárido para a abertura de açudes, poços e cacimbas.
Juntas, essas máquinas têm possibilitado uma série de melhorias para o meio rural brasileiro. Com elas são construídos açudes e abertas estradas, ampliando acessos em todo o País.
Para os prefeitos, que receberam os equipamentos do programa para atuar em benefício da população, a iniciativa promove a estruturação produtiva de milhares de agricultores familiares.
Autonomia para os municípios
Em Bela Cruz com as máquinas, o municipio tem autonomia para recuperar as vias e oferecer mais condições aos agricultores familiares e aos moradores do campo e da cidade. Dificio era o municipio aguardar quase 01 ano para depender de emendas parlamentares para realizar as obras de melhoria nas estradas.
Caminhão Caçamba
Motoniveladora

Retroescavadeira

Enchedeira

Categoria: